quinta-feira, 1 de março de 2012

UNIDADE III - Competência de informática no ensino, pesquisa e extensão.

Softwares específicos em ed. física e esportes

SOFTWARES ESPECÍFICOS
Software específico. Como o nome indica, trata-se de um tipo de software concebido com a finalidade de ser usado no ensino, e nomeadamente na aprendizagem de tema concretos, ou em outras atividades humanas como contabilidade, caixa, administração e comércio. São exemplo deste tipo de produtos, os programas de simulação usados no ensino de temas de educação física, ciência, de prática de idiomas, de exercícios de matemática, etc.
http://www.mundoeducacaofisica.com/software/lists/titles/index.html
http://educacaofisica.no.sapo.pt/downloads.html
http://www.educacaofisica.org/joomla/

Exemplos de softwares aplicativos ( específicos) :
PROEX 1.0 - Programa de Avaliação e Prescrição do Exercício Físico
Auxiliando o professor em diversos aspectos do planejamento do treinamento, entre eles, podemos relacionar a avaliação física no seu aspecto antropométrico e composição corporal, além da avaliação estética, postural e motora, utilizando dispositivos como tabelas e gráficos para facilitar a visualização e análise dos dados colhidos pelo professor. Alem de tornar a avaliação simples e objetiva, o PROEX 1.0 é um software que leva em consideração os objetivos específicos de cada cliente, tratando na sua totalidade do estado psicomorfofuncional, direcionando o treinamento em planilhas de prescrição do programa de exercícios físicos individualizados, diminuindo assim, os erros no planejamento do treinamento (Shareware)
PROEX 1.1 - Prescrição e Controle do Treinamento
Prescrição e Controle do Exercício físico, de fácil manuseio, precisão científica, atende todo o profissional da área de Educação Física e Desporto (Shareware)
PROEX 1.2 - Avaliação Física Estética e Postural
Sistema Avaliação Física, Estética e Postural, de fácil manuseio, precisão científica, atende todo o profissional de Educação Física que deseja trabalhar com Avaliação nas três áreas (Física, Estética e Postural) (Shareware)
PROEX 1.3 - Ergometria
Avaliação Aeróbia - Freqüência cardíaca máxima e sub-máxima estimada. Zona alvo para emagrecimento e treinamento, taxa metabólica basal, VO2Max. METS máximo, Deficit Aeróbio Funcional (FAI) (Shareware)
PROEX 1.4 - Caminhada ao Alcance de Todos
Avaliação Aeróbia através do teste de caminhada com montagem das planilhas com distâncias e metas pré-estabelecidas de volume e intensidade (ritmo que deverá ser feita a caminhada) (Shareware)
PROEX 1.5 - Personal Training
Destinado à Personal Trainner - Cria as diretrizes para aplicabilidade do treinamento individualizado por faixa etária (Shareware)
Musculação 1.0
Digite os valores obtidos nos testes de cargas e o % a ser trabalhado e monte o seu programa de musculação (Freeware)
RunNotes
Programa desenvolvido especificamente para corredores. Registro de treinamentos, estatísticas (Freeware)
Competiciones Deportivas
El programa Profesional para organizar Competiciones Deportivas. Competiciones Futbol, Futbol Sala , Futbol playa, Baloncesto , Balonmano, tenis, Tenis de mesa, Badminto, Dardos y Voleybol (Shareware)
Maratona Eletrônica 1.0
Programa desenvolvido para organizar corridas de rua (Shareware)
Maraton v1.0b
Nuevo programa para gestionar carreras atleticas deportivas (Shareware)
Eurofit 2000 v1.5i
Eurofit representa una batería práctica, basada en una serie de test relevantes y experimentados, con una relación costo-eficacia excelente. Nos permite conocer el estado inmediato de la aptitud física de nuestros alumnos, así como sus cambios y tendencias (Shareware)
Cinematic 2000
La finalidad del programa es realizar cálculos cinemáticos en una prueba de natación, obteniéndose una serie de datos que de otra forma pasarían inadvertidos (Shareware)
Physical Test 5.0
O Physical Test 5.0 oferece tudo que você precisa para sua avaliação física em um ambiente extremamente prático e simplificado para o seu trabalho. O usuário irá encontrar mais de 100 protocolos para composição corporal, protocolos para Avaliação Cardiorespiratória, Testes Cardíacos, Posturais, Teste de Agilidade, e testes Neuromotores, dentre outros (Shareware)
Best Training
Software para treinamentos personalizados. Avaliação física, prescrição de exercícios e administração financeira (Shareware)
Body Shape
Programa para automatizar todas as tarefas de prescrição para musculação com grupos musculares, tipos de treinamento, periodizações considerando volumes e intensidade, e muito mais( Shareware)
CAD II - Administração de Academias
Sistema para administração de academias com controle de cheques, contratos, exames, restrições, vendas de produtos, serviços e muitos outros recursos (Shareware)
Physical Nutri 1.4
Propicia ao Nutricionista a montagem de cardápios de uma maneira mais prática, balanceados e seguros, disponibilizando aos seus clientes uma apresentação direta, para que possam atingir seus objetivos com uma melhor orientação (Shareware)
Physical Marathon 2.0
Software de apoio a técnicos atletas de atletismo, visando a montagem de programas de treinamento, de uma maneira segura e prática, com testes e controles diários, específicos para corredores de longa distância (Shareware)
Physical Flex 2001
O Physical Flex 2001 oferece todo o suporte para você avaliar e analisar a evolução da flexibilidade dos alunos (Shareware)
Personal Trainer 2001
Sistema para montagem do treinamento cardiorespiratório, musculação, localizada e flexibilidade. Oferece laudos de prescrição com imagens, relatórios, gráficos, comparações, inclusão de fotos e mauito mais (Shareware)
Ginasium 3.0
Ginasium é um software que apresenta as principais características dos melhores gerenciadores de academia e dos mais conceituados softwares de avaliação física e programas de treinamento (Shareware)
Sistema de Controle de Academia v1.8
Sistema para controle de academias prático e de fácil utilização, trazendo todas as informações diretamente na tela. Possui : cadastro de alunos completo, podendo cadastrar fotos, medidas, anamnese, etc (Shareware)
Campo Virtual 2.0
Software simulador de táticas para futebol de campo que pode ser usado para estudar o adversário, fazer preleções, palestras, planejar treinamento e outras funções (Freeware)
Tatic Plus
O Tatic Plus é um software de inteligência tática que permite a criação e edição de jogadas animadas para futebol, handball, basquete, voley e futsal (Shareware)
ForCoach Futebol
ForCoach Futebol é um programa completo para planear e programar uma ou mais épocas desportivas, com o desenvolvimento de registos pessoais e equipas, estratégias, tácticas, formações e competições (Shareware)
ForCoach Tácticas
ForCoach Tácticas é um programa completo para o desenvolvimento de movimentações dinâmicas e estáticas. Ideal para a criação de exercícios de treino, movimentações colectivas ou situações de bola parada. Inclui campos de futsal, futebol de 7 e futebol de 11 (Shareware)
ForCoach Tácticas Viewer
ForCoach Tácticas Viewer é um programa completo para visualizar todos os ficheiros desenvolvidos pelo Programa ForCoach Tácticas (Freeware)
ForCoach Estatística
ForCoach Estatística é um programa completo para o registo de um conjunto de variáveis, programáveis e personalizáveis, na observação de situações de jogo em tempo real (Shareware)
ACADEMIA Manager
Software p/ Administração de Academias - Gestão de exercícios, mensalidades, aulas, professores, etc. Sistema totalmente voltado à gestão de instituições esportivas. (Shareware)
Master
Software Brasileiro para gerenciamento de academias de Artes Marciais - Taekwondo, Jiu-Jitsu, Karatê, etc. (Freeware)
Kyorugui-Akiyu
Software Brasileiro para sorteios de chaves de competições (Freeware)
Peso Ideal 1.1
Possui opção de lingua portuguesa ou inglesa, faz o cálculo do IMC, informa qual deveria ser seu peso ideal, e a sua necessidade calórica diária. (Freeware)
Ideal Weight 1.1
O programa foi desenvolvido para guardar e processar estatísticas das características físicas do corpo humano, como peso real, peso ideal, conteúdo de gordura, densidade e quantidade de calorias consumidas por dia (Freeware)
Grande Prix Archive 2.07
Excelente banco de informações sobre Formula 1 com dados atualizados constantemente (sempre dois dias após alguma corrida), estatísticas diversas, resultados de corridas, grids, agenda de próximas corridas, diagramas e gráficos comparativos (Freeware)
Universal Heart Rate Calculator v.1.0
Calcula seu batimento cardíaco a partir de fórmulas clássicas. Todas as informações são baseadas em sua idade, pulso e pressão sanguínea. Roda em linha de comando em qualquer PC com Windows (Freeware)
Apolo - Avaliação Física
O Apolo é um software extremamente ágil para avaliação física. Ele é destinado aos Personal Trainers que têm que colher poucos dados dos avaliados e ter seu tempo e seus resultados maximizados. Também é indicado ao avaliador que tem que coletar dados de um grande número de pessoas de forma rápida (Shareware)
Hercules - Musculação
O sistema Hercules de acompanhamento e montagem da ficha de musculação tem agora um opcional que poderá tornar ainda mais ágil o trabalho dos professores (Shareware)
Galileu - Avaliação Física
Programa avançado para avaliação física (Shareware)
Da Vinci - Análise Postural
O sistema é um software integrado de captura e digitalização de imagens, que permite a realização de medidas precisas de ângulos e distâncias da postura (Shareware)
Newton - Teste de Esforço Cardiopulmonar
O sistema Newton é um avançado teste de esforço cardiopulmonar totalmente orientado para o uso em medicina desportiva, laboratórios de avaliação física e academias. Incluindo a análise direta do VO2 com o controle da freqüência cardíaca (Shareware)
Archimedes - Composição Corporal
O Archimedes é um software para avaliação da composição corporal, destinado a academias, profissionais de nutrição, endocrinologia e medicina do desporto (Shareware)
Sapaf Jovem - Avaliação Física
Desenvolvido especificamente para atender crianças e adolescentes. Essa característica aliada ao seus modernos protocolos torna o Sapaf a melhor ferramenta para a avaliação e prescrição de programas de exercícios físicos para jovens (Freeware)
Sapaf Adulto - Avaliação Física
Desenvolvido para auxiliar na avaliação e prescrição de programas de exercícios físicos de indivíduos adultos, o Sapaf Adulto reúne os mais recentes modelos apresentados pela comunidade científica associados com a eficiência de técnicas computacionais avançadas (Freeware)
LeaguePad 4.0
Programa para gerenciar ligas de futebol. O programa mostra estatísticas de ligas amadoras e profissionais (Shareware)
Bodygugs - Avaliação Física 2.0.8
Programa para avaliação física moderno e objetivo é Bodygugs. Bodygugs Avaliação Física foi desenvolvido de forma prática e objetiva e possui os requisitos mais utilizados atualmente pelos profissionais da área (Demo)
Bodygugs - Controle de Academia 2.0.8
Programa para controle de academia que facilita e organiza os trabalhos administrativos e financeiros da sua empresa. Bodygugs Controle de Academia possui os recursos necessários para cadastrar os atletas, registrar os pagamentos de mensalidades, controlar as demais contas a pagar e receber, etc (Demo)
Metronome Timer 1.3
Metrônomo virtual para cadenciar testes de aptidão física. Com velocidades variadas, batidas enfatizadas ou não, possibilidade de configurar sons extras a cada x segundos (Freeware)
Statfoot32
Gerenciador completo para ligas e times de futebol. Pode rodar em inglês, francês ou português (Shareware)
SeasonPlanner - 2004 4.0
Ferramenta para organizar e motivar competições coletivas compostas por equipes (Shareware)
NUTRI SOFT
Software para estudantes e profissionais de nutrição (Shareware)
Argos 2
Programa destinado a la gestión de competiciones deportivas (Freeware)
Bici
Programa destinado a la gestión de carreras ciclistas que se desarrollan por etapas, al estilo de la Vuelta a España o Tour de Francia (Freeware)
Meeting
Programa destinado a la gestión de competiciones de atletismo (Freeware)
Prímax 2004
Sistema de gestão da informação e adiminstração desportiva. Cadastros, marketing e patrocínios, relatórios, etc (Shareware)
Sistema Jogos 2004
Sistema para organização de competições esportivas. Sorteio de chaves, boletins, súmulas, estatísticas e muito mais (Shareware)
BodyMove
Software para avaliação física. Pode ser aplicado a diversas séries distintas de Avaliação Física. Toda essa flexibilidade é possível devido ao enorme número de protocolos disponíveis (Shareware)
SCA - Sistema de Controle de Administrativo
Controle completo de academias. Informações sobre situação de usuários, professores, turmas, horários, preços, fechamento do caixa, demonstrativo de faturamento, relatórios estatísticos, mala direta, controle de acesso com identificação e senha (Shareware)
SAF - Sistema de Avaliação Física
Informações completas sobre o condicionamento físico do usuário, com ficha gráfica, comparativos, mala direta, alertando para reavaliação e avaliação vencida (Shareware)
SPA - Sistema de Prescrição de Atividades
Prescrição de atividades, levando-se em conta o resultado da avaliação física. Exercícios ideais para cada usuário, série de exercícios, freqüência das atividades, restrições (Shareware)
SAG - Sistema de Agendamento
Controla todo o agendamento dos profissionais e atividades de academias, clubes, escolas etc. Relatório de cancelamento com motivo, estatísticas de atendimento (Shareware)
Agendamento de Avaliação Física 1.0
Agende facilmente avaliações físicas no seu laboratório ou na sua academia de ginástica com esse software. Necessita do Firebird ou Interbase instalado (Freeware)
Firebird-1.5.0.4306
Banco de dados relacional que é uma evolução do Interbase, da Borland, cujo código foi aberto ao público. Bastante compacto, é compatível com diversas instruções do SQL-92 e trás stored procedures. Diversas ferramentas relacionadas podem ser obtidas na página do desenvolvedor (Freeware)
Gertof
Aplicativo para acompanhamento de resultados do campeonato brasileiro de futebol para Microsoft Access 2000. Possui funções de simulação de resultados, possibilita o cadastro de todos detalhes de um jogo (gols, cartões, faltas, chutes a gol, etc) e permite que você cadastre e controle seus próprios times e campeonatos (Freeware)
Cross Trainer
Programa para controle de treinamento e nutrição (Shareware)
Recipe Calc
Programa que calcula o valor nutricional de receitas e dietas (Shareware)
Musculos (origen-insercion-funcion-imagen)
Pequeño programa elaborado con los contenidos de la seccion "musculos" de esta pagina. Descargalo y busca desde casa facilmente cualquier musculo ya sea por orden alfabetico o por contenidos del temario (Freeware)
TVREF 1.1
Test de Valoracion de la Resistencia especifica en Futbol es un software diseñado para llevar a cabo el test de Probst, que es una prueba de caracter progresivo y maximal que permite una valoracion de la resistencia de los jugadores de futbol (Freeware)
Fútbol TRAIN
Programa informático interactivo que ha sido diseñado y desarrollado como un instrumento de apoyo para el entrenador de Fútbol, que contribuirá a facilitar su labor cotidiana de planificación y elaboración de las sesiones de entrenamiento, así como al control de la cargas de trabajo que se aplican a un equipo (Shareware)
Voley TRAIN 2
El programa informático interactivo Voley TRAIN 2 ha sido concebido como un instrumento de apoyo para el técnico de Voleibol, que contribuirá a facilitar su labor cotidiana de planificación y elaboración del entrenamiento (Shareware)
FITeval
Una gama completa de Software e Análisis del estado físico y de Optimización del Entrenamiento Deportivo (Shareware)
Cineantropometría Básico
Programa informático para el cálculo de datos cineantropométricos (Shareware)
DietPro 4.0
Software de suporte à avaliação nutricional e prescrição de dietas desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (Shareware)
DietPower - Weight & Nutrition Manager 4.0
O programa "aprende" sua taxa metabólica verdadeira, garantindo atingir os objetivos nas datas estabelecidas. Monitora o balanceamento de 33 diferentes nutrientes, possui um calculador de calorias, analisa receitas, determina quantas calorias foram queimadas ao fazer exercícios, e exibe os nutrientes de mais de 8.500 alimentos (Shareware)
Exercise Diary 3.1.0
Gerencia seu programa de exercícios diários e gera relatórios. Ele te ajuda a aumentar seus limites e conseguir o corpo que você quer, perdendo gordura e aumentando a massa muscular (Freeware)
Win Laborat
Programa para avaliação física. Avaliação antropométrica, cardiorespiratória, potência e muito mais (Shareware)
DEPORTES ALTO RENDIMIENTO - Versión 3.09
Programa que permite planificar y acompañar el entrenamiento de un atleta, de un equipo o de varios equipos representativos de un mismo club o de más de una institución (Shareware)
Parando 1.0
O PARANDO é um software para ajudar pessoas a parar de fumar. O método utilizado é o de dividir o ato de fumar em intervalos de tempo e, a partir daí, diminuir o número de cigarros em 1 a cada dia, aumentando o intervalo de tempo (Freeware)
PhysEvolution 1.1
O PhysEvolution é o novo programa de avaliação física computadorizada para uso de personal trainers, academias, nutricionistas, clínicas e demais interessados. O conteúdo do programa é inteiramente construído a partir de dados científicos da área de avaliação física (Shareware)
Cartilhas do Hipertenso
8 volumes com importantes informações sobre hipertensão arterial editadas pela Sociedade Brasileira de Hipertensão - SBH (Freeware)
Professional Tournament Organizer 2.1.1.1
Sistema para organização de torneios de tênis, squash, e outros que utilizem raquete. Gera gráficos e estatísticas, realiza emparceiramento, etc (Shareware)
Ltrack 5.6.3
Programa que permite o acompanhamento de um ou mais torneios de futebol. Produz estatísticas para equipes, jogadores, gols, pênaltis, e muito mais. As tabelas e as estatísticas dos torneios podem ser exibidas, impressas, ou exportadas em uma variedade de formatos diferentes (Freeware)
GCE - Gerenciamento de Competições Esportivas 1.6
Destinados a triatletas, duatletas, nadadores, ciclistas, corredores e atletas em geral (Shareware)
Olympic Organizer Deluxe
Organize, catalogue e gerencie dados sobre esportes com este software (Shareware)
Fitness School Avaliação
Programa para avaliação avaliação física/fisioterápica (Shareware)
Fitness School Administração
Programa para administração de academias (Shareware)
Yoga 2.2
Programa com instruções, artigos e fotos para a prática de yoga, constituindo-se em um manual completo para meditação e auto realização (Freeware)
Trainer System
Sistema elaborado para personal trainer. Avaliação física, programas de treinos personalizados (Shareware)
Academy Control
Sistema para academias de musculação e ginástica. Secretaria e controle acesso, avaliação médica, física e fisioterápica, depto. financeiro (Shareware)
Dossier do Professor
Tabela de excel com capítulos adaptados à actividade dos Professores de Educação Física (Freeware)
F I O R P
Fichas Informatizadas de Observação do Rendimento do Professor. Recursos informáticos ao serviço do professor de Educação Física (Shareware)
Swim Scoreboard Basic 1.0.0
Placar eletrônico para controle de competições de natação. Possui relógio e quatro placares. Ideal para uso em conjunto com projetor ou TV. Tudo no programa pode ser configurado, incluindo os nomes dos nadadores, as cores, etc (Shareware)
X-Training OLYMPICS

Software para planificar y evaluar el entrenamiento de alto rendimiento. X-Training Olympics está orientado a todos los profesionales del entrenamiento, pero fundamentalmente a aquellos que necesiten realizar planificaciones para equipos o deportistas individuales, y que requieran de toda la potencia a su alcance (Shareware)
SUPERGYM 4.0 ADMINISTRACION STANDARD

Supergym le ofrece el más completo control administrativo, control de cuotas, aviso de vencimientos de cuotas y otros vencimientos del gimnasio (como alquileres, impuestos, etc.), cuentas automáticas, y aviso de eventos con la anticipación que Ud. determine (Shareware)
Supergym 4.0 Fitness

Supergym 4.0 le permite confeccionar las propuestas de entrenamiento de la manera más rápida, sencilla y eficiente, y con una potencia nunca vista, ya que incluye la exclusiva Galería de Imágenes, que le permite incluir dentro de las rutinas las figuras de los ejercicios que Ud (Shareware)
Supergym 4.0 Asistente de Marketing
Software administrativo para atacar sectores específicos de socios en gimnasios o clubes deportivos (Shareware)
X-Training SportFlex
Sencillo y práctico software para planificar y evaluar el entrenamiento de alto rendimiento (Shareware)
X-Training (Fútbol Infantil)
Sencillo y práctico software para planificar y evaluar el entrenamiento de fútbol infantil (Shareware)
Atlas 2.0
Atlas 2.0 posee una sección para evaluaciones deportivas en donde usted podrá definir cualquier tipo de test como cineantropometría , flexibilidad, peso, talla, Cooper, Saltar y alcanzar, Naveta o el que se le ocurra y almacena ese test en la base de datos de sus alumnos de manera de poder evaluar los progresos de sus alumnos o clientes (Shareware)
Solo Movimiento 1.0
Libro de entrenamiento y práctica deportiva. 41 ejercicios y mucha información teórica (Shareware)
Video STAT
Video STAT es un sistema de computación que permite realizar el análisis estadístico de cualquier partido de cualquier deporte, teniendo en cuenta cualquier tipo de situaciones de juego y el lugar de la cancha donde éstas han ocurrido (Shareware)
Fútbol Hoy
20 semanas planificadas para futbolistas desde 12 años hasta deportistas profesionales (Shareware)
Super Scout - Basketball 1.0
Para você que joga ou é técnico de basquetebol, este programa faz estatísticas e gráficos de desempenho. Tudo em tempo real!!! São estatísticas completas e mais de 30 tipos de gráficos para vizualização. Isso tudo em uma interface de fácil utilização (Shareware)
Estatística
Digite os dados e obtenha os valores das somas, médias e desvios padrões (Freeware

ATIVIDADE: FAÇA uma pesquisa sobre os sofwares específicos, utilizando www.google.com.br, www.baixaki.com.br e outros. Dos softwares relacionados acima, qual o melhor que se aplica as suas necessidades?

Busque sofwares gratuitos pela intenet utilizando www.google.com.br e www. superdownloads.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário